ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça criou um perfil no Instagram no fim de março e, em menos de um mês, já soma mais de 2 mil seguidores. Com cinco publicações até esta quarta-feira (16), Mendonça se tornou o sexto integrante da Corte a utilizar a rede social.
Pastor-adjunto da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, em São Paulo, o ministro tem usado a plataforma para publicar conteúdos voltados ao público evangélico. Entre os posts, estão duas pregações e um encontro com o escritor Carlos Nejar, autor do livro “O evangelho segundo o vento”.
Mendonça também compartilhou registros ao lado dos jogadores Neymar Jr. e JP Chermont, durante uma visita ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no último domingo (13).
A conta marca o retorno de Mendonça às redes sociais, onde já mantinha um perfil no X (antigo Twitter), mas sem atualizações desde agosto de 2024.
Com a adesão de Mendonça, já são seis os ministros do STF com presença nas redes: além dele, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Roberto Barroso e Nunes Marques utilizam plataformas como Instagram e X para divulgar atividades institucionais e do cotidiano.
Flávio Dino se destaca como o mais ativo, com presença em diversas plataformas — incluindo TikTok, YouTube e Bluesky. Já Nunes Marques adota perfil mais reservado, com apenas uma foto no Instagram, publicada em 2020, e nenhuma atividade recente no X.
Entre os cinco ministros que não utilizam redes sociais estão Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Este último chegou a ter um perfil no X, mas o desativou em fevereiro deste ano, após um embate com o empresário Elon Musk, dono da plataforma.