O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, destacou a implantação de Inteligência Artificial Generativa na Justiça do Trabalho, com o lançamento da ferramenta Chat-JT. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3), durante a abertura do ano judiciário no TST, em Brasília.
FERRAMENTA PROMETE AGILIZAR PROCESSOS
A nova tecnologia foi desenvolvida para auxiliar juízes e servidores em tarefas rotineiras, como pesquisa de jurisprudência e elaboração de documentos, aumentando a eficiência dos processos. Segundo o ministro, o sistema visa garantir maior celeridade na prestação jurisdicional, preservando a segurança e o sigilo dos dados.
A ferramenta será continuamente aprimorada com base na experiência dos profissionais da Justiça do Trabalho. “Este é um projeto colaborativo, e a participação ativa de todos é essencial para o seu sucesso. Juntos, podemos construir uma Justiça do Trabalho mais ágil, moderna e eficiente, utilizando a tecnologia a nosso favor e colocando o Chat-JT a serviço da sociedade”, afirmou Aloysio Corrêa da Veiga.