English EN Portuguese PT Spanish ES

TJCE celebra o Dia Nacional dos Surdos com compromisso inclusivo e acessível

jurinews.com.br

Compartilhe

No Dia Nacional dos Surdos, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) destaca o compromisso em oferecer atendimento inclusivo e personalizado para os usuários surdos. O TJCE vem buscando aprimorar o atendimento humanizado e definiu alguns protocolos específicos para garantir a autonomia individual e a plena comunicação desses cidadãos.

Seguindo o protocolo que é adotado nas Centrais de Atendimento Judiciais (CAJs) para as pessoas surdas, a postura adequada é agir com naturalidade e sinceridade, reconhecendo a importância do atendimento exclusivo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Gestos, expressões faciais e movimentos do corpo que facilitam a comunicação são valorizados, tornando-a mais eficiente e acessível.

“Para garantir uma comunicação efetiva, é fundamental que nossos colaboradores falem sempre de frente para a pessoa surda, em um local bem iluminado, permitindo que a leitura labial seja facilitada. Além disso, é importante dirigir-se diretamente à pessoa com deficiência auditiva, mesmo que ela esteja acompanhada de um intérprete. É assim que reforçamos o respeito e a inclusão, valorizando a individualidade”, garante Nelson Nogueira, diretor estadual de atendimento do TJCE.

É por reconhecer a importância de promover inclusão e acessibilidade em todos os serviços que o TJCE ainda investe em capacitação e treinamento dos colaboradores, preparando para atender às necessidades específicas dos surdos. A igualdade de acesso à Justiça é um direito fundamental de todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades.

Além disso, o TJCE tem parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) para a contratação de profissionais. Atualmente, há 24 colaboradores digitalizadores e 24 higienizadores de processos prestando serviços. Durante as sessões do Tribunal Pleno e do Órgão Especial e principais eventos do Judiciário cearense há também intérpretes em Libras, garantindo que esse público participe da Justiça.

“Nesta data tão significativa, reafirmamos nosso compromisso em promover a inclusão e acessibilidade em todos os aspectos do nosso trabalho. O TJCE continuará buscando maneiras de aprimorar o atendimento inclusivo, garantindo que os direitos sejam respeitados. Juntos, podemos construir uma sociedade mais inclusiva e justa para todos”, afirma Nelson Nogueira.

O trabalho de atendimento inclusivo e humanizado faz parte dos projetos da Estratégia de Transformação Digital do TJCE, que vem sendo implantado por meio do Programa de Modernização do Poder Judiciário cearense (Promojud).

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.