Na última terça-feira (11/06), o Conselho Consultivo OAB Jovem realizou sua 1ª Sessão Extraordinária no plenário da Ordem cearense, onde foram aprovados a ata da sessão anterior e discutidos outros temas de interesse. Durante a sessão, dois novos projetos da OAB-CE foram apresentados: a Cartilha da Jovem Advocacia, pela Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira (CAAIC), e o Projeto OAB Concilia, pela Comissão Especial de Mediação e Conciliação.
A vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, destacou a importância da colaboração com o Conselho OAB Jovem ao empossar os advogados José Isaac Pedroza Araújo e Juliana de Barros Pereira como suplentes do Conselho. “Partilhar o trabalho com vocês é importante, porque nós precisamos de braços que levem mais formação, dinamismo e ação. O Conselho Jovem tem essa proporção, e essa é uma iniciativa de criação de lideranças jovens”, ressaltou Leitão.
A presidente do Conselho OAB Jovem, Júlia Barreto, conduziu a sessão e detalhou sua proposta de criação do Plano Estadual de Apoio à Jovem Advocacia. Ela enfatizou a necessidade de um plano formalizado para garantir a valorização da jovem advocacia no estado, alinhado ao Plano Nacional de Apoio à Jovem Advocacia.
Um dos pontos discutidos foi o requerimento do conselheiro Eduardo Bezerra sobre a criação de um piso salarial para professores de Direito no Ceará, conforme a instrução normativa nº 01/2011 CNEJ/CFOAB. Bezerra destacou que a falta de remuneração adequada desvaloriza a carreira docente e impacta na qualidade do ensino superior. O plenário decidiu por ajustar o requerimento para apresentação na próxima sessão do Conselho Jovem e posterior envio ao Conselho Pleno da seccional cearense.
A sessão também contou com a presença do secretário-geral adjunto da OAB-CE, Rafael Ponte, que reforçou a importância do trabalho conjunto para fortalecer a advocacia jovem no estado.