English EN Portuguese PT Spanish ES

Conbrascom 2024 debate acesso aos direitos e Inteligência Artificial

Foto: Reprodução

jurinews.com.br

Compartilhe

De 19 a 21 de junho, Fortaleza/CE sediou o XVIII Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça (Conbrascom 2024), que teve como tema “Acesso aos direitos: da linguagem simples à Inteligência Artificial”. O evento, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), reuniu cerca de 260 profissionais de comunicação de 115 instituições do Sistema de Justiça.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) foi uma das apoiadoras do evento, sediando as oficinas pré-congresso em 19 de junho. As oficinas abordaram temas como reportagem multimídia, normatização dos setores de comunicação, linguagem simples e acessibilidade, com palestrantes renomados como Markos Montenegro, Lídia Nercessian, Mônica Saraiva e Brazil Nunes.

A abertura oficial ocorreu na noite de 19 de junho, no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), com uma palestra magna de Pedro Doria sobre os impactos das tecnologias na sociedade contemporânea. Nos dias seguintes, foram realizados painéis sobre inteligência artificial nas instituições, linguagem simples e a importância de ouvir histórias, com a participação de especialistas como Edney Souza, Olívia Rocha Freitas, Welkey Costa do Carmo, Débora Diniz e Claudio Ribeiro.

O evento foi encerrado em 21 de junho com uma palestra da poetisa, filósofa e psicóloga Viviane Mosé sobre desafios contemporâneos, incluindo ética, diversidade, acessibilidade e sustentabilidade.

Além da OAB-CE, o congresso contou com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Justiça Federal, Ministério Público do Ceará, Ministério Público do Trabalho do Ceará, Tribunal de Contas do Ceará, Tribunal de Justiça do Ceará e TRE-CE. Durante a cerimônia de encerramento, a OAB-CE foi homenageada pela parceria na organização do evento, com a coordenadora de comunicação Rebecca Brasil recebendo o troféu do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça como ‘cidade-sede’.

O Conbrascom é uma iniciativa do FNCJ, que visa promover uma comunicação eficiente e democrática nos órgãos do Sistema de Justiça, beneficiando diretamente o cidadão.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.