O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta segunda-feira (15) para transformar em réus mais 245 pessoas acusadas de executarem ou incitarem os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Durante esses atos, as sedes do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto foram depredadas.
A análise das denúncias será concluída ainda nesta segunda. Com a confirmação do resultado, o número total de réus relacionados aos atos terroristas será de 795 pessoas, mais da metade dos 1.390 denunciados pela Procuradoria-Geral da República.
Inicialmente, o STF estava julgando 250 denúncias nesse grupo, mas cinco casos foram retirados de análise devido a problemas técnicos no plenário virtual e serão retomados posteriormente.
A partir da meia-noite desta terça-feira, o STF também iniciará o julgamento de outras 250 denúncias em plenário virtual. Esse será o quinto grupo de acusados a ser avaliado.
Apesar de cada sessão analisar um conjunto de denúncias, os ministros do STF avaliam a situação de cada denunciado individualmente, caso a caso.
Caso as denúncias sejam recebidas, os acusados passarão a responder a ações penais na Corte, tendo a oportunidade de apresentar suas defesas e provas durante o curso do processo.