English EN Portuguese PT Spanish ES

TSE decide manter multa aplicada contra Tarcísio por propaganda antecipada

Ministro da Cidadania, João Roma, participa do programa Brasil em Pauta na TV Brasil

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade manter a multa de R$ 5 mil aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por propaganda eleitoral antecipada durante as Eleições de 2022 para o governo do estado.

Segundo o TSE, Tarcísio de Freitas utilizou palavras em suas redes sociais que possuíam “a mesma carga semântica de pedido de voto”. O ministro-relator do caso, Raul Araújo, afirmou que esse conteúdo representa um “elemento objetivo para caracterizar a propaganda eleitoral antecipada”.

A representação contra o governador foi feita pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). O TRE-SP considerou que Freitas fez um “pedido explícito de voto” em uma postagem feita no Instagram durante o período de pré-campanha, o que é proibido. Como resultado, o tribunal condenou o governador eleito a pagar uma multa de R$ 5 mil.

O ministro Raul Araújo afirmou que, apesar das alegações em contrário apresentadas por Freitas, as expressões contidas no vídeo publicado e mencionadas no acórdão do TRE-SP claramente demonstram a intenção de solicitar votos, enquadrando-se na definição de propaganda eleitoral, de acordo com o entendimento mais recente do TSE.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.