English EN Portuguese PT Spanish ES

TJ-RS sofre ataque hacker e suspende prazos processuais

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) sofreu um ataque cibernético que ocasionou a indisponibilidade do site e sistema, na última sexta-feira (30). Até esta terça-feira (4), o site está funcionando apenas em links temporários com os principais serviços. Os prazos foram suspensos até nova determinação.

O TJ-RS garantiu em nota que o site estático pode ser usado de forma segura para acessas serviços como Sistema de Processo Eletrônico (Eproc), Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Diário de Justiça Eletrônico, Balcão Virtual, Plantões de 1º e 2º graus e Correio Eletrônico.

No âmbito do 2º grau, as sessões virtuais de julgamento em andamento e com pauta disponibilizada a partir de 22 de abril seguem mantidas. As sessões de julgamento telepresenciais restam canceladas até solução dos problemas técnicos.

Circula nas redes sociais áudio que diz que o ataque foi de origem russa e que a perda nos servidores foi total.

Já aconteceu

Não é a primeira vez que o Tribunal gaúcho sofre com ataque cibernético. Em novembro do ano passado, o hotsite informativo do Eproc foi adulterado por hackers e uma crítica à Justiça foi postada.

Segundo o tribunal, os processos judiciais e os bancos de dados não foram atingidos. O órgão também informou que as alterações foram corrigidas e medidas de segurança foram adotadas para impedir novos ataques e rastrear os responsáveis pelo crime.

Tribunais como o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitorial (TSE) e Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) também foram alvos, no ano passado.

Com informações do Migalhas

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.