English EN Portuguese PT Spanish ES

STJ reduz pena de condenado por estelionato de 60 para três anos

jurinews.com.br

Compartilhe

O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), reduziu a pena de um homem condenado por estelionato de 60 para três anos e quatro meses de prisão, em regime inicial semiaberto. A condenação inicial considerava separadamente cada uma das 39 vítimas do crime, resultando em uma punição elevada.

Após a sentença de primeiro grau, a defesa impetrou Habeas Corpus no Tribunal de Justiça da Paraíba, mas o pedido foi negado. O caso chegou ao STJ, onde a defesa solicitou o reenquadramento da pena.

Ao analisar o recurso, Schietti considerou que a reavaliação do enquadramento criminal não cabe ao tribunal superior e que eventuais revisões devem ser feitas no tribunal de origem. No entanto, o ministro reconheceu a continuidade delitiva, instituto que prevê que crimes sucessivos, praticados nas mesmas circunstâncias, sejam tratados como desdobramento de um único delito, evitando penas excessivas.

Com esse entendimento, o ministro aplicou um aumento de dois terços à pena estipulada para a vítima mais gravemente atingida, chegando ao total de três anos e quatro meses. Na decisão, destacou que a continuidade delitiva visa evitar punições desproporcionais quando há uma sucessão de crimes de mesma natureza.

“A continuidade delitiva, criada por questões de política criminal, visa mitigar o rigor excessivo das penas cumuláveis a crimes praticados em desdobramento, desde que, favorecidos os requisitos do art. 71 do CP, sejam todos havidos como sucessão da inaugural conduta do agente”, afirmou Schietti.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.