English EN Portuguese PT Spanish ES

STF deve julgar até junho denúncia da PGR contra Juscelino Filho

jurinews.com.br

Compartilhe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar até junho a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho. Os ministros vão decidir se o ex-deputado federal se tornará réu por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato e fraude à licitação.

O relator do caso, ministro Flávio Dino, deve abrir prazo para a defesa apresentar manifestação contra a denúncia. Em seguida, a PGR terá nova oportunidade de se pronunciar. Após essas etapas, o processo estará pronto para julgamento.

De acordo com interlocutores do ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, há tempo hábil para que o caso seja pautado ainda no primeiro semestre. Também integram o colegiado os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux e a ministra Cármen Lúcia. Pelo regimento interno do STF, compete à Turma o julgamento de ações penais.

A acusação da PGR aponta que Juscelino teria participado de um esquema de desvio de recursos públicos por meio da destinação de emendas parlamentares à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Segundo as investigações, enquanto deputado federal, ele teria direcionado verbas ao município de Vitorino Freire (MA), onde sua irmã exercia o cargo de prefeita. Também há indícios de pagamento de propina por meio de empresas de fachada contratadas para obras de pavimentação.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.