Na sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF) realizada nesta quarta-feira (31), os ministros definiram uma lista tríplice para o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os nomes indicados foram os seguintes: Daniela Lima de Andrade Borges, Edilene Lobo e Marilda de Paula Silveira.
Daniela Borges é presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA). Foi a primeira mulher a ocupar o cargo.
Edilene Lobo é professora de Direito e já advogou para o diretório estadual do PT em Minas Gerais. Também defendeu a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na eleição de 2018.
Marilda de Paula Silveira foi assessora jurídica da presidência do TSE. É próxima do ministro da Justiça Flávio Dino e virou uma espécie de consultora informal do governo para indicações a tribunais superiores. Ela já advogou para o partido Novo em ações contra Lula.
A lista será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que terá a responsabilidade de escolher um dos nomes indicados.
Cabe ressaltar que Daniela e Edilene também foram indicadas para as duas vagas de ministros titulares da Corte Eleitoral na semana passada, porém, o presidente Lula optou por nomear Floriano Marques e André Ramos Tavares para ocuparem essas vagas.