English EN Portuguese PT Spanish ES

REPÚDIO DA ADVOCACIA: OAB aprova desagravo público a Cristiano Zanin, vítima de agressões no aeroporto de Brasília

jurinews.com.br

Compartilhe

O Conselho Federal da OAB aprovou, por aclamação, o pedido de desagravo público, a ser realizado na próxima sessão marcada para 6 de fevereiro, em defesa das prerrogativas do advogado Cristiano Zanin, covardemente agredido e ameaçado na última quarta-feira (11), no aeroporto de Brasília.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti agradeceu o apoio irrestrito da advocacia ao aprovar o desagravo e destacou que a criação do grupo permanente para coibir tais práticas, será também uma ferramenta importante para fazer valer o respeito aos advogados e advogadas em todo o Brasil.

O desagravo a Zanin foi proposto pelos conselheiros federais Ricardo Breier (RS), Alex Sarkis (RO) e Ulisses Rabaneda (MT).

“A atitude ofensiva ao referido advogado, atinge a toda advocacia nacional. Não há como tolerar agressões a colegas pelo simples ato do exercício da advocacia. A medida requerida do desagravo público fortalece e fortalecerá o compromisso e trabalho institucional de agir sempre e incondicionalmente para a defesa intransigente da dignidade e valorização da advocacia”, diz a proposição.

Além do pedido apresentado, outras solicitações de desagravo foram anexadas ao requerimento.

GRUPO DE TRABALHO

Após os reiterados casos de agressões a advogados, a OAB Nacional criou um grupo de trabalho permanente para coibir tais práticas. Entre as atribuições do grupo estão a identificação dos responsáveis, bem como a responsabilização destas pessoas nas esferas cível, criminal e administrativa.

A portaria foi publicada na noite desta quinta-feira (12). O grupo de trabalho será coordenado pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e será composto pela diretoria do CFOAB, alguns conselheiros federais e presidentes de seccionais.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.