A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, disse que uma das preocupações no segundo turno é com as chuvas fortes , resultado do extremo climático.
Essas chuvas atrapalham o deslocamento e têm deixado pessoas sem luz, como ocorreu em São Paulo – onde a a disputa é entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL).
“Historicamente no segundo turno a abstenção é maior, mas o que nos preocupa agora é a chuva forte que cai em alguns pontos do país e deixa as pessoas sem luz. Para nós, a falta de luz não interfere no voto porque a urna é movida a bateria. Mas sem luz e com chuva, as pessoas tendem a não querer sair de casa”, disse a ministra.
Carmen Lúcia disse que está reforçando ao tribunais regionais eleitorais o incentivo ao voto – não só entre os brasileiros obrigados a votar , mas também entre eleitores com mais de 70 anos .
“Eu sempre digo que o exercício da democracia tem que ser feito até morrer”, disse.
Ela reforçou que o voto é a garantia da democracia e também da participação da própria vida, já que a eleição municipal traduz muito essa gestão ligada diretamente ao funcionamento da vida das pessoas.
“Incentivo o voto lembrando sempre que quem não votar não pode reclamar”, afirmou.
As informações são do G1.