English EN Portuguese PT Spanish ES

Ministro do STF autoriza PGR a apurar declarações de empresário que se diz ‘agente infiltrado’ de Moro

jurinews.com.br

Compartilhe

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para a Procuradoria Geral da República realizar uma apuração preliminar a respeito das declarações do empresário Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia, que afirmou ser um “agente infiltrado” do senador Sérgio Moro (União-PR). A decisão do ministro foi mantida em sigilo.

Tony Garcia é um ex-deputado estadual do Paraná e colaborou com investigações conduzidas pelo Ministério Público paranaense relacionadas ao ex-governador Beto Richa (PSDB), nos casos de fraude do Consórcio Nacional Garibaldi e do Banestado.

Nas últimas semanas, em entrevistas, o empresário tem afirmado que atuou como “agente infiltrado” do então juiz Sergio Moro, responsável pelo caso Banestado, e de procuradores do Paraná.

A Procuradoria Geral da República acionou o Supremo Tribunal Federal solicitando uma série de medidas. Toffoli autorizou que a Polícia Federal tome o depoimento de Tony Garcia em até 30 dias.

Foi estabelecido que o empresário deve entregar documentos e quaisquer denúncias feitas por ele, além de fornecer informações sobre encontros e conversas que tenha tido com o então juiz federal Sérgio Moro e outros membros do Ministério Público Federal que possam ter resultado em direcionamento de acordos de colaboração premiada.

Além disso, está autorizado o pedido de informações e compartilhamento com a Justiça Federal do Paraná sobre possíveis decisões de afastamento do sigilo de comunicações telefônicas e telemáticas de Tony Garcia.

Em junho, Toffoli já havia determinado a suspensão dos processos que envolvem o empresário na Justiça Federal de Curitiba. O ministro também solicitou o envio de cópias de todos os processos nos quais Tony Garcia esteja envolvido como parte, testemunha ou investigado ao STF.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.