A Justiça Federal em Guarulhos acolheu o pedido do Ministério Público Federal e determinou o envio das investigações sobre as joias de Jair Bolsonaro que correm em São Paulo para o Supremo Tribunal Federal (STF). Os casos ficarão sob responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes.
O Ministério Público Federal de São Paulo havia solicitado o envio para a corte do inquérito que investiga as joias que Bolsonaro recebeu da Arábia Saudita.
“A Justiça Federal em Guarulhos acaba de proferir decisão que acolhe o pedido do MPF e determina o envio das investigações de São Paulo ao STF”, diz a nota do Ministério Público Federal.
O pedido foi feito à Justiça Federal de Guarulhos na sexta-feira (11), após a operação da Polícia Federal que revelou a negociação de joias recebidas por Bolsonaro pelo regime saudita.
O MPF de São Paulo conduzia a investigação com a Superintendência da Polícia Federal no Estado porque os fatos iniciais sobre o escândalo das joias ocorreram em Guarulhos.
O inquérito começou com a investigação da entrada ilegal de joias da Arábia Saudita pela comitiva do então ministro Bento Albuquerque, itens que teriam Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle como destinatários. Um conjunto de colar e brincos não declarados foi pego pela Receita Federal, mas outro conjunto com relógio e itens de luxo chegou às mãos de Bolsonaro.