English EN Portuguese PT Spanish ES

Juiz suspende passaportes e impede saída do país de devedores em ação trabalhista

jurinews.com.br

Compartilhe

O juiz Alvaro Marcos Cordeiro Maia, da 2ª Vara do Trabalho de Simões Filho (BA), determinou a suspensão dos passaportes e o impedimento de saída do país de dois devedores, como forma de garantir o cumprimento de uma execução trabalhista no valor de R\$ 40 mil. A medida foi tomada após diversas tentativas frustradas de localização de bens dos executados.

Na decisão, o magistrado fundamentou sua posição no entendimento do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a constitucionalidade da retenção de passaportes para assegurar o cumprimento de decisões judiciais, conforme estabelecido no julgamento da ADI 5.941.

Com base nisso, foi expedido ofício à Polícia Federal para incluir no sistema o bloqueio de passaportes já emitidos, impedir a emissão de novos documentos e restringir a saída dos devedores do território nacional.

O juiz, por outro lado, indeferiu o pedido de cancelamento dos cartões de crédito dos devedores. Segundo ele, a medida seria ineficaz, uma vez que os executados já estão com restrição de crédito em decorrência da inclusão no SerasaJud, determinada anteriormente pelo juízo.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.