O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou na manhã desta quinta-feira (25) que o fortalecimento da educação básica é a ponte para o futuro do Brasil. A observação foi feita em palestra na Escola Estadual Murilo, em Porto Velho (RO). O ministro cumpre agenda institucional no estado, onde visitou ainda o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e teve um encontro com magistrados.
Na palestra a estudantes do ensino médio, Barroso encorajou-os a serem pessoas boas, íntegras e idealistas e falou sobre democracia, revolução tecnológica e mudança climática. “Esses são três temas que pessoas como vocês, que estão entrando no mundo adulto, no mundo do conhecimento, no mundo profissional, precisam ter em conta”, afirmou. Professor universitário há mais de 40 anos, o ministro disse que o papel de um professor é o de “ajudar os alunos a pensarem com a própria cabeça, com valores, com informação”, para que possam, depois, formar a própria opinião.
O presidente do STF também frisou o valor da democracia no mundo contemporâneo. “Temos de negociar com todo mundo, ouvir posições das quais discordamos, conviver com pessoas que não gostam da gente. Mas é assim que funciona uma democracia. Eu já vivi numa ditadura, e, creiam em mim, a democracia é muito melhor do que as pessoas dando ordem e dizendo o que temos de fazer”.
O ministro destacou a civilidade como um dos aspectos que marcam uma democracia madura. “Uma coisa que se perdeu um pouco no Brasil, que a geração de vocês tem que ajudar a resgatar, é a capacidade de conviver com quem pensa diferente por respeito e consideração”.
Revolução tecnológica
Em seguida, o ministro Barroso deu dicas de vestibular aos estudantes e descreveu as mudanças do mundo a partir da revolução tecnológica. “A geração de vocês chega à idade adulta nesse admirável mundo novo da tecnologia da informação, da biotecnologia, da nanotecnologia, da invenção em 3D, da computação quântica, dos carros autônomos, da internet das coisas. Algoritmo, que é uma palavra esquisita, vai se tornando o conceito mais importante do nosso tempo. Portanto, há uma transformação profunda”, observou.
Por fim, ele frisou a relevância do enfrentamento da questão climática, outro tema importante para os exames de seleção para as universidades. “A mudança climática – ou o aquecimento global – vai fazer com que a vida na Terra seja profundamente afetada”, disse. E chamou a atenção para as queimadas na Amazônia e no Pantanal e para as enchentes no Rio Grande do Sul. “Tudo isso tem uma causa, o aquecimento global. A Terra está ficando mais quente”.
Homenagem
Em visita ao TJRO, o presidente do STF e do CNJ foi recebido pelo presidente em exercício da corte, desembargador Glodner Luiz Pauletto, pelo presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, e pelo corregedor do TJRO, Gilberto Barbosa Batista dos Santos.
Barroso destacou a importância do diálogo constante com quem faz a Justiça no país. “Vivemos um momento em que o Judiciário virou um alvo fácil, por ser parado e não ter a capacidade política dos outros Poderes. Mas temos que exibir resiliência e continuar a fazer a coisa certa”.
Após o encontro, os magistrados acompanharam a inauguração de uma placa com um trecho do discurso de posse do ministro Barroso como presidente do STF e do CNJ.