English EN Portuguese PT Spanish ES

Desembargadores afastados pelo CNJ recorrem ao STF

jurinews.com.br

Compartilhe

Os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Loraci Flores de Lima recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de afastá-los do cargo, por suposto descumprimento de decisões. O ministro Flávio Dino foi sorteado relator do pedido. 

Thompson Flores e Flores de Lima foram afastados na segunda-feira por decisão do corregedor-nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão. No dia seguinte, a decisão foi confirmada pelo plenário do CNJ, por um placar de nove votos a seis.

A justificativa foi o fato de que, ao determinar a suspensão do juiz federal Eduardo Appio, que conduzia os casos da Operação Lava-Jato, os desembargadores afetaram duas ações penais que estavam com tramitação paralisada pelo STF. 

No mandado de segurança, o advogado Nefi Cordeiro afirmou que “as exceções (de suspeição) discutidas não estavam no rol de feitos suspensos” e que “nunca houve intento do colegiado” de desrespeitar decisões do STF. 

A defesa ainda criticou o fato de Salomão ter determinado o afastamento de forma monocrática, porque não teria ocorrido “fato grave, sequer configurador de infração disciplinar, menos ainda que exija imediata resposta social”.



Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.