English EN Portuguese PT Spanish ES

CPMI aprova quebra de sigilo de investigações do Supremo Tribunal Federal

jurinews.com.br

Compartilhe

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de Janeiro aprovou, nesta terça-feira (20), quatro requerimentos que solicitam a quebra de sigilo das investigações relacionadas aos ataques à sede dos Três Poderes, que já foram concluídas.

Essa aprovação ocorreu após um acordo entre a base governista e a oposição ter sido negociado.

A expectativa é de que sete inquéritos, atualmente sob sigilo, sejam encaminhados para análise do colegiado. São eles: 4.917, 4.918, 4.919, 4.920, 4.921, 4.922, 4.923.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou ao presidente da CPI, o deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), que compartilhará os demais inquéritos em sigilo em aproximadamente um mês, após a conclusão das investigações.

Além disso, a CPI aprovou hoje a convocação do coronel Jean Lawand Júnior, oficial do Exército, do general Dias, ex-ministro do GSI, e de Saulo Moura, ex-diretor da Abin.

O coronel Jean foi mencionado em um relatório da Polícia Federal após o vazamento de algumas conversas entre ele e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-aide-de-camp do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nessas mensagens, Jean solicita a Cid que convença Bolsonaro a decretar uma intervenção militar.

Na semana passada, os requerimentos de convocação do general G. Dias e do ex-diretor da Abin foram rejeitados. No entanto, a oposição reagiu às votações da base governista e protocolou novamente os documentos.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.