O ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP-PI), adiou o depoimento que estava previsto para hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse depoimento faz parte do processo que investiga uma “rede de desinformação” supostamente utilizada para favorecer o ex-presidente.
Ciro justificou sua ausência à Corregedoria do TSE, alegando que está em viagem a Londres, onde participa do 1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias, que ocorre entre hoje e sexta-feira. Um novo dia será agendado para a realização do depoimento.
A ação em questão foi apresentada pela coligação Brasil da Esperança, do Partido dos Trabalhadores (PT), durante a campanha eleitoral de outubro de 2022. A decisão de investigar um “ecossistema de desinformação” envolvendo 47 membros, incluindo o próprio Bolsonaro, foi tomada pelo ministro Benedito Gonçalves.
Na época, a campanha de Lula acusou o uso indevido dos meios de comunicação e o abuso de poder político e econômico por parte de Bolsonaro, seus filhos, parlamentares e outros apoiadores, com o objetivo de manipular os eleitores e influenciar o processo eleitoral.