O Ministério Público Federal deve oferecer denúncia dos apontados como mandantes da morte de Marielle Franco e Anderson Gomes nos próximos dias. Isso não significa, obrigatoriamente, encerrar as investigações, como anunciou o ministro Ricardo Lewandowski neste domingo.
Na avaliação da advogada criminalista, Maíra Fernandes, professora da FGV Direito Rio, o mais provável é que a promotoria determine a continue das investigações apesar do relatório final da Polícia Federal ser o último ato do inquérito.
–
“Determinar que as investigações continuem não impede que o Ministério Público faça a denúncia se considerar que já há elementos suficientes para tanto. No entanto, é provável que seja feita uma ressalva a denúncia da possibilidade de que possa ser complementada ou de que haja novas ao decorrer do processo, para que o inquérito não seja encerrado”, explica Maíra.
A advogada destaca que a continuidade das investigações pode se dar para o recolhimento de mais provas contra os já denunciados, como apuração de outros envolvidos no caso.