English EN Portuguese PT Spanish ES

Nomeação da advogada Daniela Teixeira para ministra do STJ ganha apoio de parlamentares

jurinews.com.br

Compartilhe

Uma carta encabeçada por deputadas federais do PT em prol da nomeação de uma mulher para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou à marca de 32 parlamentares signatárias.

Endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o documento agora reúne representantes dos partidos PC do B, PSOL, PDT, PSB e Solidariedade, todas integrantes da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados. Uma senadora, Teresa Leitão (PT-PE), também assinou.

As parlamentares defendem a nomeação da advogada Daniela Teixeira para o tribunal da cidadania. Seu nome foi apontado em uma lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, na semana passada, escolhido para ser um dos sete indicados a Lula. Caberá ao petista escolher quem preencherá as três vagas abertas no STJ.

Além de ser a única mulher na disputa, Teixeira é tida como favorita entre os nomes dos advogados que estão na mesa do chefe do Executivo —Luiz Cláudio Allemand e Otávio Rodrigues Júnior completam a lista.

Na carta endereçada a Lula, as deputadas afirmam que a indicação de Teixeira seria “um passo significativo em direção a um Judiciário mais inclusivo e representativo, capaz de lidar com os desafios contemporâneos e proteger direitos fundamentais de todas as pessoas”. “Atualmente, o STJ conta com apenas seis mulheres entre seus 30 integrantes”, destaca o documento.

Do PT, assinam a carta a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann (PR), a segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Maria do Rosário (RS), a coordenadora da Bancada Feminina, Benedita da Silva(RJ), e a secretária da Primeira Infância, Adolescência e Juventude da Casa, Ana Paula Lima (SC), entre outras.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.