O julgamento da ação movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) que busca a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, candidatos à Presidência da República nas Eleições de 2022, foi suspenso pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, na tarde desta quinta-feira (22).
A continuação do julgamento está marcada para a próxima terça-feira (27), e a sessão terá início às 19h com a leitura do voto do relator do caso, ministro Benedito Gonçalves.
A decisão de interromper a sessão foi tomada por Moraes após a leitura do parecer favorável à inelegibilidade de Bolsonaro pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Antes do MPE se manifestar, os advogados tanto da acusação quanto da defesa apresentaram seus argumentos sobre o processo, com tempo de fala de 15 e 30 minutos, respectivamente.
No total, o TSE reservou três sessões ordinárias para julgar o caso. Além da sessão desta quinta-feira (22), o Tribunal poderá prosseguir com o julgamento nas sessões subsequentes marcadas para terça e quinta-feira (27 e 29), conforme informado pelo TSE.
Na ação movida pelo PDT, é acusado que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada em julho de 2022, na qual ele fez ataques ao sistema eleitoral.