O conselheiro federal e ouvidor-geral do Conselho Federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, foi escolhido como novo vice-presidente do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem). A oficialização da escolha de Noronha foi anunciada pelo presidente do Coadem, Ricardo de Felipe, durante Assembleia da instituição, realizada no último dia 19 agosto, na cidade de San Nicolás, na Argentina.
“O Coadem tem importante papel na integração da advocacia do Mercosul e no debate de temas que são comuns aos quatro países que formam o bloco. A experiência da OAB e os problemas enfrentados pelos advogados e advogadas dos países do Mercosul, muitas vezes, são resolvidos com a troca de experiências e intercâmbio de informações, razão da pela qual o Coadem terá cada vez mais importância para a advocacia”, disse Noronha após assumir a vice-presidência no lugar do advogado Ary Raghiant Neto, que ocupou o cargo de 2020 a 2022.
Na oportunidade, estava presente na assembleia o membro honorário vitalício do CFOAB e ex-presidente do Coadem, Roberto Busato, personagem com papel fundacional na história do órgão. Também participação do ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e também ex-presidente do Coadem Sérgio Ferraz.
IMPORTÂNCIA DO COADEM
O Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem) é uma instituição sem fins lucrativos institucionalizada em 1998, quando adquiriu personalidade jurídica e teve seu estatuto aprovado. Integram o conselho o Colégio de Advogados da Argentina (FACA), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Colégio de Advogados do Paraguai (CAP) e o Colégio de Advogados do Uruguai (CAU).
Seu principal objetivo foi conceder à advocacia organizada um papel de protagonista no processo de integração regional no âmbito do Mercosul, bem como promover a defesa da ordem jurídica, do Estado Democrático de Direito e dos direitos humanos na região.