A nova diretoria da OAB Paraná tomou posse nesta quinta-feira (24) em solenidade realizada no Teatro Positivo, em Curitiba. Primeira mulher eleita para presidir a seccional, Marilena Winter está à frente da diretoria, que também conta com o vice-presidente, Fernando Deneka, com o secretário-geral, Henrique Gaede, com a secretária-geral adjunta, Roberta Santiago Sarmento, com o diretor-tesoureiro, Luiz Fernando Casagrande Pereira, com a diretora de Prerrogativas, Marion Bach, e com a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério. Também foi empossado o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Fabiano Baracat, e os demais diretores da entidade.
“Este percurso cujo início estamos celebrando hoje é a maior honra da minha vida: presidir a Seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo a primeira da história eleita para ocupar essa função. Esta não é a posse da Marilena, de sua diretoria e de seu conselho, mas a posse de todas as pessoas, especialmente das mulheres, que lutam todos os dias pelo reconhecimento da igualdade de direitos”, disse Marilena em discurso.
“Há algo de muito especial a ser celebrado, porque unidos, conseguimos romper uma barreira histórica. Unidos, conseguimos reescrever a história com a força de mulheres e homens advogados, demonstrando o quanto é justo e necessário defender todos os dias a dignidade da nossa profissão para podermos lutar pelos direitos das outras pessoas. Unidos, nós comprovamos que é possível corrigir o passado traçar uma nova trajetória rumo a um futuro mais igualitário, mais justo e mais solidário”, refletiu a nova presidente da OAB Paraná.
Marilena Winter assume a função no lugar de Cássio Telles, que esteve à frente da seccional de 2019 a 2021. Ele agradeceu a toda a diretoria em nome do ex-presidente da OAB-PR e atual ouvidor da OAB Nacional, José Augusto Noronha.
Trajetória na Ordem
O trabalho da advogada Marilena Winter no sistema OAB coincide com o início de sua trajetória profissional. Ainda como advogada iniciante, vinculou-se às atividades voluntárias na instituição. Atuando inicialmente na advocacia privada, foi aprovada no Mestrado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), depois no concurso de Professora Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e logo depois, no concurso para Procuradora do Município de Curitiba. Em seguida foi admitida no Instituto dos Advogados do Paraná e, logo depois, no triênio 1998/2000, foi eleita conselheira suplente. Foi conselheira titular nos dois triênios subsequentes, 2001/2003 e 2004/2006, como membro do Conselho Seccional, quando também integrou a primeira Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná. Na mesma gestão, em 2006, foi designada vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem (CEEO). Também integrou a Comissão da Advocacia Pública.
Ao longo de sua carreira pública exerceu alguns cargos comissionados, como consultora jurídica e como diretoria jurídica de uma estatal. Foi também decana-adjunta da Escola de Direito da PUC-PR e exerceu, por algum tempo, a coordenação do Curso de Direito. Embora não tenha integrado o Conselho nesses períodos, permaneceu ligada ao trabalho na OAB, atuando em comissões. Na CEEO, em particular, atuou por cerca de dez anos, o que, somado ao contato cotidiano com os estudantes da PUC-PR, possibilitou a ela um ponto de vista privilegiado sobre os desafios e as necessidades de mudança no ensino jurídico e no apoio à advocacia iniciante. Na gestão 2013/2015, Marilena Winter compôs novamente o Conselho Seccional, foi consultora da Comissão de Advocacia Pública e atuou ainda como membro da Câmara de Seleção, um órgão colegiado da OAB Paraná dedicado a instaurar processos relativos à ética dos profissionais da advocacia.
Na gestão 2016/2018 integrou a diretoria como secretária-geral e presidente da Câmara de Seleção. No triênio 2019/2021, foi vice-presidente da OAB Paraná. No dia 25 de novembro de 2021, foi eleita para presidir a seccional na gestão 2022/2024. Também é advogada pública, procuradora do Município de Curitiba.
Pioneirismo
O presidente do Conselho Federal da OAB, José Aberto Simonetti, enfatizou a importância do pioneirismo de Marilena como primeira mulher a conduzir a seccional. “Presidente Marilena, sobre as suas costas está o peso que apenas as pioneiras podem carregar. Nas suas mãos, mais do que a liderança da advocacia paranaense, está o sonho de milhares de mulheres profissionais do Direito que enxergam na sua trajetória o exemplo a ser seguido. Liderar é isso: abrir caminhos!”, afirmou.
“Tenho certeza de que muitas mulheres vão se espelhar na sua trajetória, e, estimuladas pela força do seu exemplo, terão a certeza de que não existem limites para a vitória por meio do trabalho, do estudo e da perseverança”, disse Simonetti.
Em seu discurso, o líder da advocacia brasileira também ressaltou a independência da OAB. “A OAB não integra a base de governos, tampouco faz oposição a quem quer que seja. O partido da OAB é o Brasil. A nossa ideologia é o respeito à Constituição Federal”, frisou o presidente do CFOAB.
Esperança
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Baracat, trouxe uma mensagem de esperança em seu discurso. “A esperança em uma sociedade mais justa, traduzida neste símbolo que é a primeira mulher eleita como presidente de uma entidade quase centenária e num conselho paritário e plural, com representatividade de gênero e racial. A esperança por um mundo que não seja mais dividido por polos opostos e onde a ideologia fique em segundo plano”, disse Baracat.
O advogado também falou sobre os desafios que as novas tecnologias trazem para a profissão. “Novas ferramentas serão cada vez mais necessárias para preparar os profissionais para a advocacia 4.0 que usa recursos de conexão, análise de dados e automação de serviços, por meio da digitalização das informações e das Tecnologias disruptivas, atualizando-os para o atendimento das demandas de um mercado de trabalho dinâmico e dos novos negócios. Esse será um dos nortes da nossa gestão, tanto que a CAAPR está construindo um Edifício de Serviços em frente à sede da Seccional para atender a advocacia e investirá em tecnologia para inclusão e crescimento profissional”, afirmou o presidente da CAA-PR.