A OAB Pernambuco tem nova gestão. Tomou posse no dia 1º de janeiro a nova diretoria da Ordem pernambucana, que vai comandar a entidade no triênio 2022-2024. Liderada pelo presidente Fernando Ribeiro Lins, a diretoria conta ainda com a vice-presidente Ingrid Zanella; o secretário-geral, Ivo Tinô do Amaral Jr; a secretária-adjunta Manoela Alves; e o tesoureiro Carlos Barros.
A nova diretoria foi eleita no pleito realizado no dia 16 de novembro, com o apoio do então presidente Bruno Baptista e do ex-presidente Ronnie Preuss Duarte, que confirmaram a liderança junto à advocacia pernambucana e tomarão posse como conselheiros federais da OAB neste novo mandato.
“Valorizar a advocacia e defender as nossas prerrogativas”, disse o presidente Fernando Ribeiro sobre os principais pilares da nova gestão. “Uma advocacia forte e valorizada é fundamental para a manutenção do nosso Estado Democrático de Direito. Quando as prerrogativas são respeitadas, toda a sociedade é respeitada. Por isso, onde houver uma advogada ou advogado pernambucano, ali estará a OAB Pernambuco para garantir o exercício da profissão”, destacou.
A posse solene aconteceu no dia 1º de janeiro, no auditório da OAB Pernambuco, com a assinatura do Termo de Posse. Já a posse festiva da nova diretoria está marcada para o próximo dia 8 de fevereiro, quando a OAB-PE completa 90 anos de atuação. “É uma data muito simbólica. O ano terá uma série de comemorações relacionadas aos 90 anos da nossa instituição e a abertura destes trabalhos acontecerão com a nossa posse”, informa o presidente. Os detalhes sobre a posse festiva serão divulgados em breve.
Abaixo, o perfil da nova diretoria da OAB Pernambuco:
O presidente Fernando Ribeiro Lins
É advogado há quase 25 anos, atuando na área do direito cível e comercial. O novo presidente da OAB-PE ocupou diversos cargos na Ordem. Atuou como conselheiro seccional em 2008. Na gestão de Pedro Henrique Alves, foi secretário-geral adjunto, quando presidiu a comissão para a reforma do prédio da atual sede. Na gestão seguinte, de Ronnie Duarte, atuou como secretário-geral, sendo responsável pela implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos funcionários da OAB-PE.
A vice-presidente Ingrid Zanella
É professora da Universidade Federal de Pernambuco e advogada, com atuação em Direito Marítimo e Portuário no Estado. Na gestão de Ronnie Duarte, ocupou a diretoria acadêmica da ESA-PE, se tornando depois conselheira seccional. Foi responsável pela criação da Comissão de Direito Marítimo. Em 2019, foi eleita vice-presidente na gestão de Bruno Baptista e, agora, assume outra vez o cargo ao lado de Fernando Ribeiro Lins.
O secretário-geral Ivo Tinô do Amaral Jr.
Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco com pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo IBMEC, com LL.M. em Direito Corporativo. É Membro da Comissão Nacional de Sociedades de Advogados do Conselho Federal da OAB. Atuou também como secretário-adjunto da OAB Pernambuco.
A secretária-Adjunta Manoela Alves
É a primeira mulher negra a assumir a diretoria da OAB-PE. Advogada, professora universitária, e mestre em Direito pela Unicap. Atua na OAB desde 2009. Foi presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE e a primeira mulher negra nomeada conselheira seccional. Foi uma das cofundadoras da Coletiva Abayomi Juristas Negras, é vice-presidente do Movimento LGBT Leões do Norte e vice coordenadora do Comitê Interinstitucional Pró Lésbica e Mulher Bissexual da Secretaria Estadual da Mulher.
O tesoureiro Carlos Barros
Advogado criminalista, é conselheiro seccional e preside a Comissão de Prerrogativas na atual gestão. Foi diretor-tesoureiro da ESA-PE e secretário-geral adjunto da CAAPE, além de dirigir entidade representativa da advocacia criminal e desempenhar atividades acadêmicas direcionadas ao aperfeiçoamento dos advogados e advogadas pernambucanos.