English EN Portuguese PT Spanish ES

FALTA DE ÉTICA: Chapa da situação na OAB-MG divulga fake news sobre pesquisa no site Migalhas

jurinews.com.br

Compartilhe

Após pesquisas que confirmam a tendência de vitória da oposição nas eleições da OAB Minas Gerais, a advocacia mineira foi surpreendida nesta segunda-feira (15) com a divulgação de uma pesquisa apontando a chapa da situação, encabeçada pelo candidato Luis Claudio Chaves, na frente da disputa. A informação vem circulando nas redes sociais e grupos de WhatsApp com milhares de advogados.

Como se não bastasse a duvidosa pesquisa, a chapa da situação foi além: atribuiu a divulgação ao respeitado site Migalhas, tentando convencer os advogados de Minas Gerais que a publicação tinha como fonte o veículo de comunicação especializado na área jurídica. “Deu no Migalhas! A advocacia mineira quer uma nova história para a OAB-MG em 2022”, diz a postagem nas redes sociais do candidato Luis Claudio Chaves.

O que foi prontamente negado pelo Migalhas. Em nota divulgada no seu tradicional informativo, nesta terça (16), consta o seguinte esclarecimento: “Migalhas informa que não realiza e nem notícia qualquer pesquisa eleitoral sobre as eleições da OAB. O que há, na verdade, é um hotsite no qual é disponibilizado espaço para que as próprias chapas lancem informações. Assim, se qualquer pesquisa foi divulgada neste espaço, é de responsabilidade exclusiva da respectiva chapa”.

A notícia falsa foi duramente criticada pela oposição. “A Chapa 33 ReNOVA OAB acredita que a ética e a honestidade são valores fundamentais para quem pratica a advocacia e segue estes mesmos valores em todas as ações de sua campanha. A campanha #OABSEMFAKE vai denunciar esse tipo de conteúdo oportunista sempre que tomar conhecimento dele. Precisamos de uma OAB mais moderna, dinâmica e transparente. Nessa nova OAB, as fake news, assim como a velha politicagem, não têm vez”, escreveu o candidato Sergio Leonardo em mensagem direcionada aos advogados mineiros.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.