Na manhã desta terça-feira (25), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro (OABRJ) promoveu o evento “Dez anos de monitoramento sobre o socioeducativo”. Organizado pela Comissão de Direito Socioeducativo, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária, o encontro reuniu advogados e especialistas para discutir os parâmetros de acompanhamento do sistema socioeducativo.
A presidente da Comissão de Direito Socioeducativo, Margarida Prado, destacou a importância da Seccional na criação de uma comissão dedicada exclusivamente ao tema. Ela enfatizou que essa área muitas vezes não recebe a visibilidade necessária, tornando fundamental a iniciativa da OABRJ, que serve de exemplo para outras seccionais.
O evento contou com a participação de diversos profissionais, incluindo a juíza da Vara de Execuções Lucia Glioche, o juiz do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do TJRJ Nilson Lacerda, a representante do Departamento Geral de Ações Socioeducativas Evangelina Andrade, a representante da Associação de Mães e Amigos da Criança e Adolescente em Risco Valéria Gomes, a pós-doutoranda da UERJ Ionara Fernandes, o procurador da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária Paulo Henrique Lima, a defensora pública Paula Formoso, a integrante do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura Carolina Faria e a promotora de Tutela Coletiva Infracional Janaina Pagan.
A transmissão completa do evento está disponível no canal do YouTube da OABRJ.