Inaugurada na tarde da quarta-feira (31), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), a Galeria Abelardo da Hora. Criado em homenagem ao centenário do artista pernambucano, o espaço está instalado na presidência da OAB-PE, e reúne obras da série “Meninos do Recife”.
O presidente e a vice-presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, conduziram a cerimônia. Presentes, ainda, o secretário-geral, a secretária-geral adjunta, o tesoureiro e a tesoureira adjunta da OAB-PE, respectivamente, Ivo Amaral Jr., Manoela Alves, Carlos Barros e Taciana Magalhães.
Em seu discurso de abertura, o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, destacou a importância de Abelardo da Hora para a cultura pernambucana. “Na data em que Abelardo completaria 100 anos, é extremamente significativa a homenagem da inauguração da galeria. Para mim, as gravuras são muito representativas, fazem parte da cultura do Estado. Então, eu queria que houvesse um local realmente dedicado para a arte”, afirmou.
As obras expostas foram doadas pelo próprio Abelardo da Hora para a OAB-PE, na gestão do então presidente Jorge Neves. E, na gestão do presidente Fernando Ribeiro Lins, as oito xilogravuras foram cuidadosamente restauradas e tornadas públicas.
Ao fazer uso da palavra, a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, destacou que a homenagem é extensiva para a família de Abelardo. “A homenagem é para todos os familiares, para um artista que elevou Pernambuco e São Lourenço a nível nacional”, enfatizou.
Filha de Abelardo e funcionária da OAB-PE, Ana da Hora falou em nome da família. “Eu quero agradecer o espaço para o meu pai. A OAB é a minha segunda casa, só tenho a agradecer a homenagem”, declarou Ana. Outras filhas, genros e netos de Abelardo da Hora também marcaram presença na inauguração da galeria.
A cerimônia foi prestigiada, ainda, pelo ex-presidente da OAB-PE, Jorge Neves; a presidente e o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Anne Cabral e Max Maciel. Pela OAB-PE participaram o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Nelson Barbosa; a corregedora adjunta, Silvana Fonseca; a ouvidora geral Catarina Vasconcelos; o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, Yuri Herculano; e a conselheira estadual e Márcia Santos.
Perfil – Abelardo da Hora (1924-2014) foi um destacado escultor, desenhista, gravador e ceramista brasileiro. Reconhecido por sua habilidade em retratar mulheres e temas regionais, ele se firmou como um dos maiores escultores do século XX em Pernambuco. Natural de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, ele deixou um acervo com quase 300 peças, entre esculturas, telas e outras obras. Dentre esse patrimônio estão “Mulher Deitada”, no Shopping Center Recife; “Mulher Sereia”, no Mar Hotel; “Monumento ao Maracatu”; próximo ao Forte das Cinco Pontas; e “Monumento ao Frevo”, na Rua da Aurora.