Pela primeira vez na história da OAB Minas Gerais e da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA-MG), duas mulheres ocupam os cargos de presidentes das instituições durante a Semana da Mulher. As vice-presidentes, Ângela Botelho e Vanja Honorina, foram designadas a ocupar a presidência, no período de 7 a 10 de março, por meio de portarias assinadas pelos presidentes, Sérgio Leonardo e Gustavo Chalfun.
Segundo o presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo: “Não é apenas um gesto simbólico. É respeito e reconhecimento às advogadas mineiras. Neste início do Mês da Mulher duas advogadas lideram as entidades representativas da advocacia em Minas Gerais.”
A presidente em exercício da OAB Minas, Ângela Botelho, disse que é grata por estar exercendo um cargo na diretoria e ocupar nessa semana o cargo mais alto da Seccional Mineira. “A comemoração do Dia da Mulher simboliza por mais de 100 anos a luta da mulher, inicialmente pela igualdade de condições com o homem e ao longo dos anos a luta se tornou de enfretamento à violência contra as mulheres e ao machismo e por melhores condições de trabalho. Hoje o movimento é forte no sentido de inclusão, para estarmos em todos os segmentos da sociedade”, pontuou.
Já a presidente em exercício da CAA-MG, Vanja Honorina, ressaltou que a mulher está cada vez mais em evidência no cenário mundial. Em todos os âmbitos e funções que ela desempenha, tem papel de destaque. “Reitero ainda que a mulher advogada é multitarefas e possui uma força extrema”, afirmou.