Após visitar, até o momento, mais de 108 cidades de Minas Gerais, o pré-candidato a presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, afirma que a proposta de transformação digital é urgente para os advogados mineiros.
“As conversas que estamos tendo com advogados de todos os recantos do estado estão sendo muito produtivas e muitas propostas boas estão nascendo desses diálogos. A principal delas é o nosso projeto de transformação digital que vai beneficiar toda a advocacia mineira”, pontua.
Segundo ele, é consenso geral que a seccional mineira ainda vive de modo analógico e tem uma estrutura arcaica e burocrática. “A OAB Minas é amante do papel e distante do advogado. Vamos mudar essa realidade com a confiança das advogadas e advogados mineiros”, disse.
Sérgio Leonardo relata a distância da instituição com os profissionais. “Um dos grandes problemas da OAB hoje é a distância, né? Não a distância, por exemplo, de 600 km que separa Belo Horizonte de Unaí, onde eu estive na semana passada. Mas uma distância que é resultado de um olhar elitista e antiquado da gestão atual. Esse olhar ultrapassado se reflete em tudo que diz respeito a relação da OAB com as advogadas e os advogados de Minas, e o resultado desse atraso, a gente vê no jeito analógico, cartorial e ineficiente da OAB, que quase sempre deixa o advogado na mão quando mais precisa dela”, afirma Sérgio Leonardo.
Entre as inovações que serão implantadas dentro do projeto de transformação digital, estão a virtualização de processos internos, criação de aplicativo para a proteção das prerrogativas e assistência mais ágil, implementação do voto online. “Vamos usar a tecnologia a nosso favor e investir recursos para que toda a estrutura organizacional da OAB esteja conectada para oferecer serviços online seguros e de qualidade. Eu tenho certeza que é isso que a advocacia espera”.
O pré-candidato lamenta a ausência de representatividade que vem tomando conta da advocacia mineira nos últimos anos, sem acompanhar a evolução da advocacia e da justiça. “O mundo mudou, a tecnologia evoluiu e o jeito da gente resolver as coisas hoje é completamente diferente de quando era a 20, 30 anos atrás, quando o grupo que está lá começou a mandar na OAB Minas. O movimento ReNOVA OAB quer resgatar nossa entidade desse atraso e acabar com essa distância”, enfatiza Sérgio Leonardo.
“As ideias antigas funcionavam bem antigamente, hoje a gente está vendo que não dá mais, não atende mais as nossas demandas. Vamos lançar uma chapa que vai mudar a OAB de Minas Gerais porque podemos ter uma Ordem muito melhor”, concluiu, convidando as advogadas e advogados para o registro oficial da chapa “ReNOVA OAB que acontecerá nesta quinta-feira (28), às 16h, na sede da OAB-MG.