English EN Portuguese PT Spanish ES

A FORÇA DO INTERIOR: OAB Minas e CAA-MG promovem encontros de união para avanço da advocacia mineira

jurinews.com.br

Compartilhe

Com o lema “inova, incluir e avançar”, a nova gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Minas Gerais, realizou realizou o primeiro Colégio de Presidentes das Subseções presencial da gestão 2022-2024.

O encontro reuniu mais de 215 presidentes que trouxeram as principais demandas das subseções para serem debatidas juntamente com a diretoria da OAB-MG para buscar soluções que atendam a advocacia mineira. “Foi o maior e mais participativo Colégio de Presidentes das subseções da história da OAB-MG. O protagonismo da advocacia do interior ficou evidenciado pela multiplicidade de vozes que puderam ser ouvidas. “Essa união nos dá força e viabiliza uma construção coletiva sólida para inovar, incluir e avançar em favor da advocacia e da cidadania em Minas Gerais”, disse o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo.

Os principais assuntos abordados pelos presidentes foram problemas em delegacias e nos plantões virtuais, pagamentos de alvarás, adequação dos quadros de funcionários das subseções, autonomia financeira das subseções, troca de experiências entre as OABs, estrutura deficiente de atendimento do judiciário e das polícias civil e militar, impactos da inadimplência nos investimentos para a advocacia, capacitação para o PJe entre outros.

Além de ouvir as principais demandas dos presidentes e responder aos questionamentos, a diretoria da OAB-MG apresentou ações que serão implementadas e as providências que estão sendo adotadas pela gestão para a melhoria das condições do exercício da advocacia em todo o estado.

Entre as iniciativas estão a elaboração de curso de capacitação para os conselheiros seccionais; a disponibilização do acesso às informações de gestão e dos advogados para as subseções; criação de um cadastro da advocacia dativa nas subseções, com as respectivas áreas de interesse e atuação para ser enviado aos foros para que as nomeações obedeçam um rodízio, e a informatização de vários serviços prestados pela seccional.

O vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Rafael Horn, esteve no evento e destacou a importância do encontro. “Os presidentes das subseções são os porta-vozes da advocacia do interior. A OAB está trabalhando para unir forças com as seccionais e subseções para chegarmos a cada advogado e advogada. Precisamos valorizar a advocacia e vocês são essenciais neste papel”, disse.

Participaram do Colégio de Presidentes das Subseções a vice-presidente da OAB-MG, Ângela Botelho; o secretário-geral, Sanders Alves; a secretária-geral adjunta, Cássia Hatem; o tesoureiro, Fabrício Almeida; o tesoureiro Adjunto, Marco Antônio Freitas; o diretor Institucional, Wagner Parrot; o diretor de Apoio às Subseções, Álvaro Guilherme Ribeiro Matos; os diretores de Interiorização: Bernardo Brant; Márcio Facchini e Rodrigo Martins Ribeiro e o presidente da CAA-MG, Gustavo Chalfun.

ENCONTRO DE DELEGADOS

Também dentro da proposta de integração da advocacia mineira foi realizado o I Encontro de Delegados da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA-MG) da atual gestão . Com a presença do presidente da Caixa, Gustavo Chalfun, a vice-presidente, Vanja Honorina e os diretores Valéria Lemos, Giuliano Almada, Flavia Fachineli, Rodrigo Botti, Luiz Paulo Moreira e Silvina Mendes, quase duzentos representantes de todo o estado participaram das atividades. O coordenador nacional das Caixas de Assistências dos Advogados (CONCAD), Eduardo Uchoa Athayde, também prestigiou o evento.

O encontro teve como objetivo apresentar aos delegados(as) todos os setores da instituição, os benefícios, serviços e produtos oferecidos à advocacia mineira pela CAA-MG. “Foi um momento especial que demonstrou a união da advocacia de todo o estado. Vamos continuar fazendo mais e em breve anunciaremos outras novidades”, destacou o presidente da CAA-MG, Gustavo Chalfun.

Os coordenadores de cada setor da Caixa, juntamente com a diretoria, reforçaram a importância de cada delegado(a) levar para as subseções as informações sobre os benefícios que a CAA-MG oferece, a fim de que todos da advocacia do estado saiba que podem usufruir de diversos produtos e serviços.

HOMENAGEM

Ainda durante o Encontro de Delegados, a diretoria da CAA-MG prestou uma homenagem ao ex-presidente da instituição Sérgio Murilo, que esteve à frente da Caixa da Assistência no período de 2010 a 2016. Sérgio Murilo foi condecorado com a Medalha Lyda Monteiro da Silva, alta honraria concedida pela instituição a importantes personalidades que se destacam em seus campos de atuação, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Atual conselheiro federal da OAB, Sérgio Murilo ressaltou que as conquistas da atual gestão são muito relevantes para o bem da advocacia mineira.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.