O registro da chapa “Avança Mais OAB” foi protocolada para o processo eleitoral da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) para o triênio 2022/2024. Com isso, fica oficializada a candidatura à reeleição de Délio Lins e Silva Júnior, que terá a advogada Lenda Tariana como vice. Além da Seccional, a chapa também registrou as diretorias que entrarão na disputa pelas 13 subseções situadas no Distrito Federal.
Para celebrar o lançamento da chapa, membros e apoiadores se concentraram na Asa Norte e participaram de uma caminhada próximo à sede da entidade. Na ocasião, o candidato à reeleição, Délio Lins, afirmou, que em sua gestão, as subseções ganharam autonomia e independência. “Hoje não temos mais uma OAB dividida, aqui é toda a advocacia unida pelo propósito de continuar a fazer o bem pela nossa Casa e pela sociedade”, assegurou.
Nos últimos três anos à frente da OAB/DF, a gestão de Délio Lins ficou marcada pela digitalização, defesa das prerrogativas, paridade de gênero e descentralização das subseções. Nos últimos três anos, houve um grande empenho para que fossem realizadas inaugurações e revitalizações das subseções. Até o final do mandato, em dezembro deste ano, todas as subseções terão suas próprias sedes.
Com o número 20, o mesmo utilizado nas eleições em que disputou anteriormente, em 2018, a chapa pretende dar prosseguimento ao processo de democratização, digitalização e descentralização da Ordem como base para novas conquistas da advocacia e da sociedade. A chapa tem ainda como meta garantir que um novo cenário de oportunidades abrace toda a advocacia, mantendo a menor anuidade do Brasil.
“Tudo que prometemos no pleito anterior nós cumprimos e agora, com a casa arrumada e a pandemia dando sinais de melhora, queremos avançar ainda mais”, garantem os coordenadores da chapa ao explicarem que a meta agora é “garantir que um novo cenário de oportunidades abrace toda advocacia”.
Em 28 de setembro, Délio Lins enviou um comunicado de licença espontânea ao Pleno da OAB/DF durante o período eleitoral. De acordo com ele, a decisão aconteceu “a fim de evitar eventuais imputações descabidas e garantir, a mais não poder, a indispensável lisura ao processo eleitoral, bem como a igualdade de oportunidades no pleito e a higidez das eleições que ocorrerão em novembro deste ano”. Desde então, a vice, Cristiane Damasceno, passou a responder pela presidência da Seccional.
As eleições da OAB-DF serão realizadas no dia 21 de novembro, no período contínuo das 10h às 18h, por meio de plataforma on-line.