A intolerância e o desrespeito à mulher advogada estão pautando as eleições da OAB Bahia. Nesta segunda-feira (1º), a candidata a presidente da Seccional baiana da OAB, Ana Patrícia Dantas Leão, foi vítima de mais um ataque, dessa vez em ato de vandalismo em seu comitê no Rio Vermelho, em Salvador.
Banners com imagens de Ana Patrícia ao lado do candidato a vice, Carlos Tourinho, foram pichados na cor vermelha. O ato de vandalismo tem forte teor machista por tapar a boca e os olhos com a representação de lágrimas escorrendo pelo rosto da candidata.
As autoridades policiais foram acionadas para que que o caso seja solucionado com a maior brevidade possível. No boletim de ocorrência, o policial registrou: “Na imagem da Dra. Ana Patrícia deixaram evidenciados lágrimas de sangue”.
Ana Patrícia repudiou o vandalismo e disse que o ataque só mostra que está no caminho certo. “Querem calar a nossa voz, querem nos desmoralizar, mas não abaixaremos a cabeça”, disse em sua rede social.
Atual vice-presidente da OAB-BA, desde que rompeu com o grupo que comanda a Ordem no estado há cerca de 15 anos e se lançou como candidata de oposição, Ana Patrícia vem sofrendo ataques nas redes sociais e em eventos públicos. O ato de vandalismo ao comitê é agora mais um lamentável episódio na campanha da OAB Bahia.
A Chapa “OAB de Coração” lamentou mais essa violência e reafirmou seu compromisso com uma campanha limpa, saudável e que debata os rumos da advocacia baiana.