Mais um fato lamentável do projeto de perpetuação no poder instalado na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia. Neste domingo (7), desrespeitando a legislação eleitoral e privilegiando a chapa apoiada pelo atual presidente, o perfil institucional da OAB Bahia no Instagram, com mais de 63 mil seguidores, compartilhou propaganda da chapa da situação.
A publicação que reforça o apoio oficial em peso da OAB-BA com foto das candidatas da situação e a frase em destaque “A advocacia baiana precisa delas” ficou no ar por algumas horas até que inúmeros advogados começaram a reclamar do posicionamento privilegiando uma chapa, justamente a mesma apoiada pelo atual presidente Fabrício Castro.
Tal conduta é proibida e configura abuso de poder e uso da máquina institucional. O grupo que comanda a OAB Bahia há 15 anos vem insistindo em práticas vedadas para se manter à frente da instituição.
Nos últimos dias, a prática do uso do Instagram oficial para propagação de campanhas das chapas de situação também foi promovida nos perfis das subseccionais de Feira de Santana e Paulo Afonso.
Após a enxurrada de críticas da advocacia baiana com o apoio oficial no Instagram da OAB Bahia, o presidente Fabrício Castro, emitiu uma nota de esclarecimento prestando as seguintes informações:
1 – a repostagem de um conteúdo de campanha eleitoral nos stories do perfil da OAB-BA no Instagram na noite deste domingo não foi feita pela Assessoria de Imprensa da Seccional;
2 – A senha é trocada rotineiramente em virtude da necessidade de compartilhamento com os diversos participantes nos eventos e nos programas OAB no Rádio e OAB na TV;
3 – O responsável pela publicação que manifestamente teve o objetivo de macular a imagem da entidade será identificado e responsabilizado;
4 – Para tanto, a OAB vai acionar judicialmente o Facebook solicitando imediatamente os dados de acesso ao perfil da OAB no Instagram, como telefone celular e IP;
5 – O caso será denunciado à Polícia Federal para que o ato criminoso seja investigado e as providências adotadas.
No entanto, a nota de esclarecimento não respondeu a muitos dos questionamentos dos advogados. Quem administra o perfil do Instagram da OAB Bahia também faz a campanha das candidatas da situação? Está sendo pago com o dinheiro das anuidades da advocacia baiana? Existe desvio de função? Ou duplo vínculo? São algumas das indagações.