Nesta segunda-feira (22), a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) deu início à segunda edição do Empretec Jurídico. Promovido em parceria com o Sebrae Alagoas, o projeto terá duração de seis dias e será realizado na sede da Ordem, em Jacarecica. Durante o curso, advogados e advogadas de Alagoas participarão de uma imersão no empreendedorismo com foco jurídico.
O Empretec é reconhecido como um dos principais programas de formação de empreendedores no mundo. Em 2023, graças à parceria com o Sebrae, a OAB Alagoas trouxe pela primeira vez essa capacitação específica para a área jurídica, marcando uma iniciativa inédita da instituição.
Nesta segunda edição, o Empretec busca estimular ainda mais os participantes a impulsionarem suas carreiras através de um treinamento que inclui técnicas de empreendedorismo, desafios, oficinas e estratégias práticas. O projeto também visa aprimorar o perfil empreendedor dos participantes, maximizando a capacidade de cada profissional.
Durante a abertura do evento, o presidente da Ordem, Vagner Paes, destacou a importância do Empretec Jurídico e o quanto a realização desse projeto foi desejada. “Isso é um sonho antigo que nós tínhamos. Trazer o Empretec, que é um sucesso do Sebrae, para o mundo jurídico. A advocacia precisa ter uma mudança de comportamento, precisa enxergar também o seu escritório como um negócio, sair da zona de conforto, se posicionar no mercado. Os participantes terão a oportunidade de se qualificar, se aprimorar, desenvolvendo aptidões que ainda não foram exploradas. Se a advocacia não estiver antenada para as tendências do mercado, infelizmente, não conseguirá sobreviver em um mundo tão competitivo”, explicou ele.
Vinicius Lages, superintendente do Sebrae, também enfatizou o desafio presente na realização do projeto. “O escritório de advocacia é também um negócio. Precisa fechar contas, correr atrás de processos, cuidar bem de pessoas, se planejar. É necessário que, além das técnicas de conhecimento e gestão, os profissionais tenham um comportamento próprio para isso. Durante essa semana de curso, eles serão provocados a ativar o que é essencial no ser humano. Não tem ninguém que fez o Empretec que não tenha feito uma viagem para dentro de si, passando a enxergar o mundo por outras perspectivas e vendo novas oportunidades”, destacou ele.
As aulas do curso continuam até o sábado (27), oferecendo aos participantes uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e profissional no campo jurídico.