Durante todo o mês de novembro, os prédios dos Fóruns da Capital – Imbuí, Criminal e Ruy Barbosa – e o edifício-sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) serão iluminados na cor azul. A ação objetiva promover o cuidado à saúde em apoio a campanha “24 horas pelo diabetes”, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
O projeto alerta a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces desta doença, bem como da adoção de medidas de prevenção, e conta com o apoio da presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
Segundo informações divulgadas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), “o diabetes é uma doença que também afeta a saúde ocular. Uma das manifestações que atinge os olhos é a chamada retinopatia diabética que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão. As pessoas que sofrem com este quadro apresentam um risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as que não têm este diagnóstico.”
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 11 pessoas no mundo convive com diabetes. No Brasil, em um intervalo de 10 anos, houve um aumento de 60% no diagnóstico da doença.