Durante a II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana, realizada no Centro de Convenções Salvador, a OAB da Bahia lançou o aplicativo “Fiscaliza OAB”. Desenvolvido pelo Sistema Estadual de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB-BA, o aplicativo tem como objetivo promover um ambiente ético e transparente na advocacia, permitindo condenações de infrações éticas cometidas por advogados e advogadas.
O “Fiscaliza OAB” pode ser acessado por qualquer pessoa ou empresa que tenha sido vítima ou que tenha conhecimento de condutas irregulares, como infrações éticas ou publicidade indevida. As denúncias, cujo anonimato do denunciante será preservado, serão formalizadas em nome da OAB-BA.
Segundo a presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, o aplicativo é um passo importante para o fortalecimento da transparência e da ética na advocacia. “O ‘Fiscaliza OAB’ permitirá que denúncias de irregularidades sejam feitas de forma prática e segura, reforçando nosso compromisso com os princípios éticos da profissão”, afirmou.
Yves Freire, presidente da Comissão Especial de Fiscalização do Exercício Profissional, destacou a inovação trazida pelo aplicativo. “A OAB-BA se torna a primeira seccional a lançar uma ferramenta que promova uma fiscalização eficaz e forneça dados concretos sobre infrações, permitindo um combate mais assertivo e fortalecendo a revisão da advocacia baiana”, concluiu.