O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizará uma iniciativa nesta quinta-feira (15), em parceria com o Abrigo São José e por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, visando conscientizar sobre a violência contra a pessoa idosa.
A Blitz Informativa começa a partir das 16 horas, em frente ao Abrigo São José. Durante o evento, pedestres e motoristas receberão panfletos educativos e obterão informações sobre canais de denúncia.
Essa ação é realizada em monitoramento ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. Seu propósito é alertar para a violação dos direitos dos idosos e divulgar maneiras de denunciar e combater tais violências.
O desembargador Carmo Antônio de Souza ressalta a importância de agir para combater a violência contra os idosos, assim como é feito em relação às mulheres. Ele destaca que não deve perpetuar tradições violentas. Além da atuação direta por meio do sistema judiciário, o desembargador destaca a importância de ações educativas, preventivas e de divulgação dos canais de denúncia.
“A paz social tão almejada pela Justiça não pode prescindir de uma atenção especial com os públicos mais vulneráveis e, para isso, contamos com a população e com demais instituições públicas em geral, em todas as esferas e poderes, para receberem e multiplicarem essa nossa mensagem – não apenas nesta data tão significativa, como por todo o ano”, concluiu o desembargador Carmo Antônio de Souza, que está à frente da Coordenadoria da Mulher do TJAP.
Além da Blitz Informativa, haverá um momento cultural interativo para os idosos do Abrigo São José a partir das 17 horas. O programa incluirá uma apresentação musical ao vivo de Lígia Mônica e Maestro Roselito; Karaokê; Dança de Salão com instrutor Roberto Marinho; e Oficina de Organização com Bianca Muller.