Com o propósito de informar com melhor compreensão por parte da sociedade, a rede social Instagram (@tjap.oficial) do Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP) estreou, nesta sexta-feira (2), o quadro “Juridiquê”.
A iniciativa, idealizada e executada pela equipe da Secretaria de Comunicação (Secom/TJ-AP), segue as diretrizes do Pacto Nacional pela Linguagem Simples, lançado em dezembro de 2023, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A nova iniciativa, que irá ao ar quinzenalmente, visa noticiar as ações do Poder Judiciário com inovação, publicações de vídeos simplificados e ainda mais clareza. A ação inovadora facilitará a forma de escrita tradicional entre os operadores do Direito.
A secretária de comunicação do TJ-AP, jornalista Bernadeth Farias, enfatizou que o quadro Juridiquê tem o propósito de reconhecer e estimular, em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição, o uso de linguagem direta e compreensível a todos os cidadãos na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade.
“O Juridiquê trata de termos jurídicos explicados de forma descomplicada. O quadro surge como uma resposta à necessidade de tornar o universo jurídico mais próximo da população. A linguagem clara e simples é uma ferramenta essencial para a promoção da transparência e para que todos compreendam seus direitos e deveres. Com isso, pretendemos fazer da comunicação da Justiça do Amapá mais inclusiva, transparente e acessível”, comentou.
O colaborador Hugo Reis, jornalista e integrante do Núcleo de redes sociais da Secom/TJ-AP, explicou que o ‘Juridiquê’, faz parte de uma estratégia de comunicação com recursos visuais, como imagens e vídeos e publicação de conteúdos que envolvam o público, sempre com foco na informação correta e simplificada dos mais de 27 mil seguidores do Instagram do TJAP.
“Nossa equipe estudou formas e elementos para informar de maneira simples e leve. Além disso, acompanhamos o feedback das postagens para melhorar sempre e manter o interesse da sociedade em visitar o Instagram do TJ-AP. A proposta do “Juridiquê” é abordar temas jurídicos relevantes de forma didática e descontraída. Esperamos que o novo quadro tenha bom engajamento e aceitação, pois trabalhamos muito para registrar o cotidiano do Poder Judiciário de uma forma simplificada”, detalhou Hugo Reis.
Com informações do TJ-AP