O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) concedeu prisão domiciliar ao vereador Nelson Adalberto da Silva, mais conhecido como Nelson do Caminhão (PL). O parlamentar, eleito por Coari, tinha sido preso com 95 kg de cocaína, enterrados em um sítio, no início do mês.
A defesa de Nelson do Caminhão conseguiu um habeas corpus. A decisão, de 15 de julho, é assinada pelo desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, do TJAM.
Conforme a justiça, agora, o vereador vai cumprir prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica.
Nelson do Caminhão estava preso desde o dia 10 de julho, após a polícia apreender com 95 kg de cocaína com ele. A droga estava enterrada em um sítio no município de Coari.
No dia 12 de julho, o TJAM decretou a prisão preventiva do vereador. A decisão destacava que a liberdade do político poderia prejudicar as investigações em andamento.
As investigações da Polícia Civil apontam que o vereador é suspeito de envolvimento com uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e prática roubos nos rios da região.
Segundo os investigadores, a quadrilha também é suspeita de envolvimento em crimes ambientais e assaltos a embarcações de carga e passageiros no Rio Solimões.