English EN Portuguese PT Spanish ES

Juiz dá voz de prisão a delegado que o denunciou por corrupção no Amazonas

jurinews.com.br

Compartilhe

O delegado Regis Cornelius Celeghini Silveira, titular da 65ª Delegacia Interativa de Polícia de (DIP) de Carauari, no interior do Amazonas, recebeu voz de prisão depois de denunciar, por crimes de corrupção, o juiz Jânio Tutomu Takeda da comarca do município. O caso aconteceu durante uma inspeção realizada na delegacia, que foi gravada pelo próprio delegado.

No vídeo divulgado em redes sociais, Regis narra a visita da equipe do judiciário. Em certo momento, ele se dirige ao juiz e diz que o denunciou ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). Ele afirma que o magistrado seria “um dos maiores elementos de corrupção da cidade”. Na sequência, o juiz dá voz de prisão ao delegado.

O documento ao qual o delegado se refere, contendo a denúncia protocolada no MP, acusa o juiz de facilitar a entrada de um telefone em estabelecimento prisional. Segundo o relato, um preso em posse de um celular alegou ao delegado que fazia “serviços” para o juiz, na casa dele, e por isso estava com aparelho.

A denúncia também acusa o magistrado de favorecimento pessoal e facilitação de fuga de presos.

Um trecho do documento diz que “o delegado ouviu de diversas pessoas que a cidade vivia um ciclo de violência: havia muitos furtos e roubos porque havia muitos usuários de drogas, os usuários aumentavam porque o tráfico estava descontrolado e o tráfico estava fora de controle porque o juiz da cidade soltava os traficantes em troca de dinheiro.”

A denúncia prossegue: “também comenta-se que o magistrado aprisiona e retira condições mínimas de dignidade dos presos numa estratégia de criar dificuldades para vender facilidades conduzindo os presos a buscarem, em nome da preservação da própria saúde, conseguir decisões favoráveis do judiciário através de corrupção”.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que uma equipe da Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança foi enviada ao município de Carauari, nesta quinta-feira (08/02), para apurar os fatos envolvendo o delegado e o juiz da comarca.

Já o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) também afirmou que tomou conhecimento dos vídeos que envolvem o juiz Jânio Takeda e determinou a instauração de procedimento administrativo para investigar os fatos sob sigilo.


Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.