Uma idosa de 73 anos recebeu atendimento em sua residência, na região de Eldorado, situada em Delmiro Gouveia, Alagoas, com o objetivo de obter a certidão de nascimento e o Registro Geral (RG), mãe de cinco filhos, Maria José Guerra foi beneficiada pela campanha “Registro para todos”.
Na localidade de Delmiro Gouveia, uma ação está em desenvolvimento em parceria com as serventias extrajudiciais com atribuição de registro civil de pessoas naturais do mesmo município e demais serventias do estado.
Também fazem parte a Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas, Instituto de Identificação, Receita Federal, além das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Infância e Juventude e de Saúde de Delmiro Gouveia.
A história de Maria José chegou aos ouvidos da equipe da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) por intermédio de seu filho, o vigilante Manoel Ferreira Guerra, que buscou atendimento para a mãe na quadra poliesportiva da Escola Afrânio Lages, no bairro Cohab Velha, onde acontece a campanha.
“Minha mãe teve AVC aos 69 anos e, desde então, temos enfrentado dificuldades para emitir esses documentos. Eu já estava preocupado e não sabia como fazer essas documentações dela, porque eu trabalho no horário da noite e fica difícil de eu vir para resolver essas coisas”, comentou Manoel.
Segundo o servidor do Instituto de Identificação, Moacir Brandão da Silva, a coleta das impressões digitais de indivíduos enfermos para a emissão do RG já é realizada em Maceió, inclusive nos hospitais. Ele também comentou sobre a importância da campanha “Registro para todos”.
“Estamos ajudando pessoas carentes que precisam de identidade, porque muitos não têm esse documento, principalmente crianças e pessoas idosas que não podem se locomover, por vários motivos. Então, a gente vai até a residência para dar esse suporte”, comentou Moacir Brandão.