English EN Portuguese PT Spanish ES

UMA VIDA À ADVOCACIA: Celso Barros Coelho completa 100 anos com trajetória de serviços pela classe no Piauí

jurinews.com.br

Compartilhe

Um século de vida marcado por uma trajetória de conquistas e serviços à advocacia do Piauí. Celso Barros Coelho, Membro Honorário Vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, completou 100 anos de idade, dos quais mais de 70 anos como advogado.

Presidente da instituição no período de 1963 a 1974, o advogado inspira as novas gerações e desperta a admiração de todos que lhe conhece. Chegar aos 100 anos de vida com lucidez é um privilégio conquistado por poucos.

“Celso Barros é um lutador. Demonstrou que durante toda a sua vida foi feita pela luta, pela luta de sair do sertão, de ter sido órfão de pai muito novo, de vir para Teresina estudar e aprender sozinho, de trilhar um caminho e exercer com muita dignidade as funções que desempenhou. No magistério, sendo um professor de gerações; na política, sendo um grande legislador; nas letras, sendo um sábio e literato; na OAB, enquanto dirigente por seis mandatos; e, sobretudo, na advocacia que exerceu e ainda exerce com muita coragem e dignidade ao longo de setenta anos”, disse Celso Barros Coelho Neto, atual presidente da OAB Piauí e neto do advogado.

Celso Barros Coelho Neto seguiu os passos do avô e relembra influência que ele exerceu sob a sua formação enquanto cidadão e advogado. “Tenho muito orgulho de ser neto dele. A lembrança mais presente que tenho do meu avô é a associação com o estudo. Sempre com o livro na mão, sempre estudando. Estudo diário é a sua marca. Homem sábio que sempre teve humildade de aprender e de ensinar”, pontuou.

Primeira mulher a presidir a OAB Piauí, no período de 1987 a 1993, a advogada Fides Angélica Ommati também destacou o trabalho realizado por Celso Barros Coelho.

“Ele deu uma contribuição valiosíssima nos 11 anos em que foi presidente da OAB Piauí. Celso Barros deixou de ser uma pessoa, hoje ele é uma instituição. Ele é icônico, raro e especial. Não é só um advogado, é um jurista, um professor, um escritor, um filósofo. E tudo que ele fez o tornou uma pessoa extraordinariamente diferente. Ele é um grande piauiense, que orgulha a todos”, frisou Fides Angélica.

HOMENAGEM

Os 100 anos de Celso Barros Coelho foi marcado com uma sessão solene realizada na última sexta-feira (20), na sede da OAB Piauí, reunindo advogados, autoridades, familiares e amigos.

“Estamos diante de um momento histórico. Completar um século de vida é, sem dúvidas, um grande motivo de comemoração. Ele é a personificação da advocacia. A lucidez que ele carrega nos faz refletir o quanto o ato de advogar perdura dentro de cada um de nós, quando nos colocamos à disposição para servir”, declarou Coelho Neto, que entregou ao avô uma placa de homenagem alusiva aos 100 anos.

Em seu discurso, o homenageado reafirmou seu amor e dedicação à advocacia. “Ao completar 100 anos, lembro das palavras do filósofo inglês Bertrand Russell, que ao falar sobre a velhice, nos dá sabias lições de vida. Diz ele que uma existência humana individual deveria ser como um rio pequeno, estreitamente contido em suas margens a correr sobre seixos e cascatas. Aos poucos, o rio torna-se mais largo, as margens recuam e as águas fluem mais tranquilamente. No fim, sem interrupção visível, funde-se no mar, perdendo seu sofrimento, seu ser individual. O homem que na velhice pode encarar sua vida dessa maneira não sofrerá o medo da morte, pois as coisas que lhe são caras continuarão. Ante esse quadro, o meu sonho é que morrerei trabalhando, sabendo que os outros continuarão o que não posso mais fazer, satisfeito com a ideia de que o que era possível foi feito”, escreveu.

BIOGRAFIA

Considerado uma referência e um dos mais importantes juristas do Piauí, Celso Barros Coelho formou-se no ano de 1953 pela Faculdade de Direito do Piauí. É um dos fundadores da Faculdade Católica de Filosofia do Piauí (FAFI), um dos embriões da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi professor da UFPI, ex-presidente da OAB-PI, é autor de diversos livros e possui cadeira na Academia de Letras do Piauí.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.