Pela primeira vez em sua história, Santa Catarina foi escolhida para sediar a Conferência Nacional da Jovem Advocacia, promovida pelo Conselho Federal da OAB. A quinta edição do evento acontecerá em 2027, em Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do país, e reunirá jovens advogados(as) de todo o Brasil para debater os desafios da profissão e os caminhos para o futuro da advocacia. O anúncio foi feito pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, nesta segunda-feira (27), durante a sessão ordinária do Conselho Pleno, em Goiânia (GO).
A escolha de Santa Catarina representa o reconhecimento do protagonismo da jovem advocacia catarinense e marca a retomada da presença da Seccional no circuito dos grandes eventos nacionais da OAB. Há 20 anos o Estado não sediava um evento nacional desta grandeza, o que reforça a relevância da conquista.
O presidente da OAB-SC, Juliano Mandelli, comemorou a decisão e destacou o compromisso da instituição em realizar um evento histórico. “A escolha de Santa Catarina como sede representa o reconhecimento do protagonismo da jovem advocacia catarinense. É uma grande honra receber a Conferência Nacional da Jovem Advocacia. Essa conquista demonstra a força do trabalho que vem sendo feito e o respeito que conquistamos em âmbito nacional. Balneário Camboriú será palco de um encontro marcante, que vai unir formação, inovação e integração para a jovem advocacia de todo o país, com o comprometimento e a dedicação da Subseção local, sob liderança do presidente Rafael Piorezan”, afirmou Mandelli.
Mandelli enfatizou ainda, a atuação dos conselheiros federais da OAB-SC, Rafael de Assis Horn, Cláudia Prudêncio, Eduardo de Mello e Souza, Andreia Dota, Herta de Souza e José Sérgio da Silva Cristóvam. “O empenho e a dedicação desses conselheiros foram fundamentais para que Santa Catarina conquistasse esse evento de grande relevância nacional. Eles representam a força e o compromisso da nossa Seccional junto ao Conselho Federal, garantindo que a voz da advocacia catarinense seja ouvida e valorizada em todas as esferas.”
O presidente da OAB de Balneário Camboriú, Rafael Pierozan, destacou o orgulho e a responsabilidade em sediar o evento. “Missão dada é missão cumprida. A advocacia de Santa Catarina merece esse grande evento, e faremos de Balneário Camboriú a melhor casa possível para toda a Jovem Advocacia do Brasil.”
A Conferência Nacional da Jovem Advocacia é um dos maiores eventos jurídicos promovidos pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), voltado especialmente para profissionais em início de carreira. O evento é realizado a cada três anos em diferentes regiões do Brasil. Cada edição tem como sede uma Seccional da OAB, escolhida pelo Conselho Federal. A data oficial e a programação do evento ainda serão divulgadas pelo Conselho Federal da OAB e pela OAB Santa Catarina.