A advogada goiana Vercilene Francisco Dias, de 31 anos, foi eleita pela revista Forbes como uma das 20 mulheres de sucesso de 2022.
Todos os anos, a Forbes destaca o protagonismo feminino em uma lista de mulheres que se destacam em suas áreas. São exemplos que ajudam a transformar seus ambientes profissionais e a sociedade e que tiveram atuações marcantes em um período recente.
Natural de Cavalcante (GO), a advogada coordena o Departamento Jurídico da Coordenação Nacional de Articulação da Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).
Vercilene foi a primeira mulher quilombola com mestrado em Direito no Brasil. Ela ingressou no curso de Direito da UFG em 2011, pelo programa UFGInclui, e se formou em 2016, sendo, também, a primeira quilombola a passar no exame da OAB em Goiás.
Em 2019, ela defendeu sua tese de dissertação em Direito, no Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário, da Faculdade de Direito da UFG.
O título da dissertação é “Terra versus Território: Uma Análise Jurídica dos Conflitos Agrários Internos na Comunidade Quilombola Kalunga de Goiás” e aborda a diferença na regularização fundiária na Comunidade Quilombola Kalunga.
Foi coautora do Livro Mulheres Quilombolas Territórios de Existências Negras Femininas, que faz parte da Coleção Feminismo Plurais.
A atuação de Vercilene também é reconhecida pela advocacia. Para o presidente da OAB-GO, Rafael Lara, “ela é um exemplo de superação e demonstração de força de vontade. Um verdadeiro espírito de uma grande advogada”.