A atitude da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) de homenagear o ministro Emmanoel Pereira, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é um gesto de reconhecimento por sua trajetória e as conquistas recentes da advocacia na Justiça do Trabalho.
Essa foi a tônica do ato promovido nesta terça-feira (13), na sede da OAB-DF, durante sessão especial da Comissão de Direito do Trabalho da seccional, com as presenças do ministro Emmanoel Pereira e do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.
“Quero homenagear o ministro Emmanoel pelo seu brilhantismo e por seu grande valor à frente da justiça trabalhista, sempre em parceria com a advocacia. Vamos deixar aqui esse tributo, em forma de homenagem, em agradecimento a todos esses anos de trabalho”, disse o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Jr.
Simonetti lembrou a trajetória do presidente do TST no sistema OAB. Emmanoel Pereira é oriundo do quinto constitucional da advocacia, teve mais de 20 anos de advocacia antes de se tornar ministro e ocupou diversos cargos no Sistema OAB. Foi conselheiro federal, vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais e membro efetivo da Comissão de Prerrogativas.
“Ministro Emmanuel Pereira sempre desempenhou atividades institucionais de forma destacada. Como ministro, tem tido uma trajetória verdadeiramente irrepreensível. Os esforços para efetivação dos direitos sociais e o especial apreço pelas prerrogativas da nossa classe são motivo de muito orgulho para a Ordem. Toda a sua atuação é marcada por solidariedade e integridade. Sua história nos enche de orgulho. Hoje, a OAB presta o devido reconhecimento a uma vida inteira dedicada à preservação da democracia, à efetivação dos direitos constitucionais e ao fortalecimento da cidadania brasileira”, disse Simonetti.
O presidente do TST agradeceu a homenagem e ao discursar manifestou sua felicidade em celebrar ao lado da advocacia. “É sempre uma grande alegria estar na casa da advocacia, berço da democracia desse país e baluarte da defesa dos direitos mais sagrados do nosso povo. Uma honrosa e árdua missão atribuída a esta instituição nacional, que é a OAB”, afirmou. “Sou testemunha da significativa relevância que a vivência da advocacia agrega ao melhor desempenho da magistratura. Diria que a advocacia na magistratura representa o oxigênio essencial para abrir horizontes”, acrescentou ele ao comentar seu ingresso na magistratura por meio do quinto constitucional.
Entre outros, participaram da solenidade o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos, a vice-presidente da OAB-DF, Lenda Tariana, o presidente da Comissão Especial de Direito do Trabalho, Ronaldo Ferreira Tolentino, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-DF, Felipe de Vasconcelos Soares Montenegro Mattos, e o vice-presidente, André Santos.