Primeira diretora nacional da OAB representando o Rio Grande do Norte e ocupando a função de secretária-geral adjunta do Conselho Federal da OAB, Milena Gama reforçou a importância do plano nacional de interiorização dos serviços da entidade após a inauguração da Casa da Advocacia em Mossoró.
Milena Gama citou o exemplo de Alzira Soriano, potiguar que se transformou na primeira mulher a entrar na política no Brasil e a ser a primeira prefeita do Brasil. “…o quanto ela nos ensinou…ensinou sobretudo que as barreiras são feitas para serem quebradas. Com coragem, ela se apropriou de seus direitos e liderou uma transformação”.
A diretora nacional fez comentários relembrando o que já foi feito nos primeiros dois anos da atual gestão do CFOAB.
“Nestes últimos anos, o Conselho Federal da OAB, onde tenho a honra de estar na diretoria nacional, sob a liderança do presidente Beto Simonetti, realizamos mais de 200 inaugurações e revitalizações de espaços da OAB pelo Brasil, equipamos com mais de mil computadores, para poder levamos a tecnologia e recursos onde é mais necessário. Desde o primeiro ano, assumimos esse desafio, assumimos quebrar barreiras, assumimos o compromisso de equalizar a advocacia da capital e do interior. O apoio as advogadas e aos advogados em todos os lugares de nosso país deve ser exatamente o mesmo”, disse.
E prosseguiu destacando o que representa esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela OAB.
“Imaginem quando Alzira Soriano tomou posse como a primeira Prefeita em 1928, o quanto foi recebida com admiração por sua determinação e coragem. Essa é a mesma determinação e coragem que impulsiona nosso plano nacional de interiorização. Queremos garantir que nenhuma advogada e advogado — seja em uma metrópole ou numa tranquila cidade do interior — se sinta desamparada e desemparado. Nas áreas remotas, no interior do País, onde estão 50,4% da classe, a presença da OAB significa mais do que assistência; significa pertencimento”, afirmou.
Milena Gama foi enfática na sua opinião exaltando a coragem para transformar projetos e sonhos em realidade.
“Quando levamos mais serviços e ferramentas para o exercício de nosso ofício — em Mossoró, Alto do Oeste, Caicó ou Natal — levamos também esperança. Esperança que a justiça seja feita da melhor forma por toda a advocacia em cada canto do nosso país! Continuemos essa jornada, certos e certas de que cada pequeno passo é um salto para nossa profissão e para nossa instituição. A justiça, como a história, favorece as corajosas e os corajosos! Que a coragem de Alzira Soriano nos inspire a levar adiante e tornar realidade cada projeto e cada sonho. Porque, no fim, a mudança não se espera, se faz”, finalizou.