A defesa intransigente das prerrogativas da advocacia pernambucana está dando o tom da atual gestão na OAB Pernambuco. Neste mês de março, foi dado mais um passo importante nesse sentido com o lançamento do Sistema Estadual de Prerrogativas da OAB-PE.
“Temos um compromisso com a advocacia que é o de não abrir mão de nem um milímetro sequer das nossas prerrogativas”, destaca o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. “Quando o tema é prerrogativa, somos intransigentes. Onde houver uma advogada ou um advogado precisando de nossa instituição, ali estaremos, atuando com firmeza”, garante.
O diretor da OAB-PE Carlos Barros foi designado para coordenar o Sistema Estadual de Prerrogativas. Ele aponta uma série inovações e de atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano por meio da atuação da equipe. “Tornamos ainda mais robusta a defesa das prerrogativas da advocacia pernambucana. Do Cais ao Sertão, vamos trabalhar de forma integrada, fortalecendo ainda mais a advocacia e garantindo que os colegas possam atuar de forma livre e independente”, frisa. “O sistema que está sendo implementado representa uma virada de chave que dá segurança e dignidade à advocacia no tocante à defesa das suas prerrogativas profissionais”, afirma.
Para o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier, a experiência de Pernambuco deve ser levada para todo o Brasil. “Os colegas passam a ter um espaço de acolhimento nos momentos mais difíceis. A advocacia representa a cidadania e é importante que essas iniciativas sejam incentivadas por todo o país”, disse.
Vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella destaca que defender a advocacia deve ser o norte da OAB. “Todos nós precisamos que a instituição esteja fortalecida e bem estruturada e agora damos um importante passo ao disponibilizarmos uma série de serviços que coloca Pernambuco em destaque quando o assunto é defesa das prerrogativas”, afirma ela, que tem como uma das suas atribuições na vice-presidência a defesa das prerrogativas da mulher advogada.
O Sistema Estadual de Prerrogativas está disponibilizando plantões para atender a advocacia em todo o estado. Todas as 25 subseccionais da OAB Pernambuco estão sendo equipadas e capacitadas com o apoio da Comissão Estadual de Defesa, Assistência e Prerrogativas, presidida por Yuri Herculano. Além disso, na seccional, são oferecidos serviços como assessoria jurídica. Uma página dentro do site da OAB Pernambuco reúne todos os serviços.