English EN Portuguese PT Spanish ES

POR MAIS PRERROGATIVAS: Força-tarefa do CFOAB atua em Tocantins contra abuso de autoridade de delegado que indiciou presidente da Seccional

jurinews.com.br

Compartilhe


Após recentes casos de abusos de autoridades contra a atuação da OAB Tocantins e do presidente Gedeon Pitaluga, a Caravana Mais Prerrogativas pelo Brasil esteve, nesta terça-feira (9), em Palmas, em uma força-tarefa do Conselho Federal da OAB para apurar e exigir respeito à representação institucional da  advocacia e a atuação profissional dos advogados e advogadas tocantinenses. 

Liderada pelo presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier, pela procuradora-geral de Prerrogativas da OAB-TO, Aurideia Loiola, e também pelo presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, a Caravana se reuniu com o juiz federal Adelmar Aires, com o secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, e o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Deusiano Pereira de Amorim. Em pauta, informações sobre a necessidade de garantir o livre exercício profissional da advocacia, por meio do respeito às prerrogativas no Tocantins.

De acordo com o presidente da Comissão, Ricardo Breier, foi uma oportunidade para tratar de um episódio que preocupou a advocacia, quando a Justiça Federal condenou a Seccional a pagar indenização por danos morais a um delegado da Polícia Civil e ainda anulou um ato de desagravo realizado pela entidade. 

“Somamos esforços para dar uma resposta referente ao indiciamento do nosso presidente da OAB de Tocantins, Gedeon Pitaluga, por defender prerrogativas e por realizar um desagravo. Foi uma tentativa de calar a OAB, que identifica ações que violam prerrogativas e que prejudicam o trabalho da advocacia”, informou Breier. 

Segundo ele, foi esclarecido, junto aos órgãos responsáveis pelo caso, que a OAB tomará três medidas judiciais: quanto ao aspecto criminal da conduta do delegado, quanto à reparação de dano moral e cível por parte do delegado e, também, uma ação administrativa de improbidade administrativa para analisar se foi ferido ou não o Código de Ética. “Jamais a história do Brasil vivenciou um presidente de Seccional da OAB em plena democracia, ser calado com um indiciamento por um delegado que não tolerou um ato legítimo como o desagravo”, pontuou. 

UNIÃO 

Os membros da Comitiva também participaram de uma audiência pública, na sede da OAB-TO, para tratar de abuso de autoridade, criminalização da advocacia e defesa das prerrogativas da profissão.

Segundo o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, a força-tarefa é o retrato fidedigno de uma OAB unida e que não aceita intimidação de qualquer natureza.

“A presença do Conselho Federal da OAB em Tocantins, em visitas aos órgãos jurisdicionais, de segurança pública e do sistema prisional demonstra a força e a unidade da advocacia em pautas importantes e essenciais para toda a classe, como as prerrogativas da advocacia, a dignidade e a valorização do advogado e da advogada. A Ordem dos Advogados do Brasil  não aceitará, de forma alguma, nenhum retrocesso nas suas prerrogativas, conquistadas ao longo de toda a sua história”, destacou Gedeon. 

ESCOLA DE PRERROGATIVAS

O dia foi encerrado com o lançamento da Escola de Prerrogativas em Tocantins, que visa conscientizar orientar e contribuir para o fortalecimento da defesa das prerrogativas e garantias da advocacia e de toda a sociedade brasileira.

De acordo com a procuradora geral de Prerrogativas da OAB-TO, Aurideia Loiola Dallacqua, a criação da escola permitirá o acesso claro ao Estatuto da Advocacia por parte dos agentes públicos do sistema judicial e prisional do Tocantins.

Com a inauguração, foram firmados dois protocolos junto às secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Cidadania. A OAB terá um espaço de carga horária dos novos servidores públicos que assumirem seus postos e do setor de reciclagem, onde poderá levar informações sobre prerrogativas. Além disso, a Escola ficará a cargo da formação de novos membros da Comissão em Tocantins, que estudarão o tema de forma técnica.

Participaram da Caravana Mais Prerrogativas conselheiros estaduais, conselheiros federais, presidentes de subseções, membros da diretoria da OAB, bem como integrantes da advocacia tocantinense.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.